terça-feira, 11 de março de 2014

Vi e Recomendo

O site Adoro Cinema fez uma lista dos 10 grandes romances de época, eu escolhi os filmes abaixo para meu top 5.

Anna Karenina (2012)
O romance do escritor russo Leon Tolstoi já foi adaptado várias vezes ao cinema, mas em Anna Karenina (2012), o diretor Joe Wright decidiu ousar. Ao invés de filmar em diversas locações, ele construiu a maior parte do filme dentro de um salão, com os cenários mudando ao fundo, diante do espectador. Este recurso, digno das grandes produções teatrais, levou o filme a receber 4 indicações ao Oscar (inclusive de melhor cenário), vencendo da estatueta de melhor figurino.

Orgulho e Preconceito (2005)
A trama se passa no final do século XVIII, quando o sonho da maioria das garotas era encontrar um homem rico que lhe garantisse um bom futuro. Mas Elizabeth (Keira Knightley) não quer seguir os planos impostos pela família, apaixonando-se por um homem tímido e misterioso (Matthew MacFadyen).

Shakespeare Apaixonado (1998)
Neste romance vencedor de 7 Oscar (inclusive melhor filme), o pobre William Shakespeare (Joseph Fiennes) acumula vários fracassos e não consegue escrever novas peças. Para sua sorte, ele encontra uma musa, Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma aspirante a atriz - algo proibido nesta época em que apenas os homens subiam aos palcos. O amor entre os dois acompanha a paixão pela literatura e pelas artes dramáticas.

Razão e Sensibilidade (1995)
Entre os vários livros da escritora Jane Austen adaptados aos cinemas, talvez Razão e Sensibilidade (1995) seja o mais popular. Dirigido pelo eclético Ang Lee (As Aventuras de Pi), o filme trata da sina de três irmãs, em má situação financeira após a morte do pai. Devido à falta do dote, tanto a tímida Elinor (Emma Thompson) quanto a espontânea Marianne (Kate Winslet) têm dificuldades em encontrar pretendentes. O drama segue a trajetória amorosa das duas.

Anna e o Rei (1999)
Jodie Foster nunca foi conhecida pelos filmes de época, mas em Anna e o Rei (1999) ela se adapta muito bem a este universo, no papel de uma professora inglesa, enviada ao Sião para cuidar das dezenas de filhos do Rei (Chow Yun-Fat). A medida que os dois se aproximam, ficam evidentes as diferenças de ponto de vista entre Ocidente e Oriente, pacifismo e belicismo.

A lista completa com mais infomações e vídeos pode ser vista clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário