terça-feira, 29 de julho de 2014

Som, Imagem, Movimento

A primeira vez que assisti ao filme "Curtindo a Vida Adoidado" várias cenas me chamaram a atenção e uma dessas é a cena do museu.


Parece apenas mais uma parada de um dia pra curtir fora da escola, mas um quadro se destaca e nos mostra um pouco do sentimento do Cameron.


O quadro em questão chama-se "Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte (1884-6)" de Georges Seurat. É feito com uma técnica conhecida como pontilhismo, ou seja, usa-se pontos de tinta para criar a ilusão de que a obra vista de longe.


Misturando pigmentos de cores primárias, que são o verde, vermelho e azul claro são misturados, o resultado é algo próximo à cor branca. Essa foi uma técnica não muito usada no século XIX, já que era muito trabalhosa e isso levava muito tempo para terminar o quadro. Esse, por exemplo, levou dois anos. A mesma coisa ocorre nos jornais em preto e branco (que na verdade também inclui o pigmento vermelho) e as TVs e os monitores de computador (RGB), assim como a impressão gráfica da impressão CMYK.

No detalhe o efeito da técnica:

No vídeo abaixo pode ser vista a cena:


Fontes 1 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário