terça-feira, 6 de janeiro de 2015

6 de Janeiro - Dia de Reis


Segundo a tradição cristã três Reis Magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) avistaram no Oriente uma estrela e a seguiram até o Menino Jesus. Levaram com eles presentes que simbolizam, respectivamente, a realeza, a divindade e a paixão de Cristo.

Reisado é uma festa popular introduzida no Brasil pelos portugueses no período colonial e ainda hoje realizada em muitas cidades brasileiras. O nome é dado aos festejos realizados por grupos que cantam os chamados ternos entre o Natal e o Dia dos Reis Magos, ou Dia de Reis (6 de janeiro), muitas vezes acrescentando às cantorias cenas baseadas em um enredo sobre o nascimento de Jesus e homenagens aos Três Reis Magos. Em geral, as festas são realizadas na rua, como procissões.

O reisado é inspirado na celebração do Dia de Reis e em alguns lugares é realizado a troca de presentes.

Um outro costume desse dia é a simpatia para não faltar dinheiro.

1) No dia de Reis, coloque três caroços de romã dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo.

2) No Dia de Reis, dia 6 de janeiro, pegar uma romã e retirar 9 sementes pedindo aos 3 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz, dinheiro.

Depois pegue 3 das nove sementes e guarde num saquinho, papel, o que der. Essas sementes ficarão dentro da carteira para nunca faltar dinheiro.

As outras 3 você engole e as últimas três que sobraram você joga pra trás fazendo o pedido que desejar. É infalível. Você pode não ficar rico, mas na sua carteira vai ter sempre algum dinheiro.

fontes [1] [2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário